Publique tutoriais, artigos, passo-a-passos, notícias etc.
No FaqBR você documenta facilmente tudo o que quiser. Você também pode integrar o FaqBR com seu site ou Blog. Crie sua conta agora, é grátis!

O jeito simples de explicar. O jeito fácil de entender.

Teologia, capelania, psicanálise clínica, bacharel em teologia, bacharelado em teologia, teologia a distancia, faculdade de teologia, teologia EAD, curso superior de teologia, teologia online, teologia grátis, curso de pastor,www.institutogamaliel.com

faqbr.com/itg     stats 1.888 acessos, desde 15-set-2012

  • itg

Teologia, capelania, psicanálise clínica, bacharel em teologia, bacharelado em teologia, teologia a distancia, faculdade de teologia, teologia EAD, curso superior de teologia, teologia online, teologia grátis, curso de pastor,www.institutogamaliel.com

stats 1.457 acessos, desde 15-set-2012

Seções

1.

Psicanálise Clínica Publicado em: 15/09/2012.  (Ocultar)

Há uma grande necessidade de psicanalistas para orientar as pessoas na solução de seus problemas existenciais, tais como: fobias, ansiedades, depressões, obsessões, impulsos auto e heteroagressivos, angústias e crises de toda ordem. O profissional de Psicanálise ajudará a sociedade a ficar mais humana e a vida a ter mais sentido!

A FORMAÇÃO DO PSICANALISTA

1 - A formação profissional em Psicanálise compreende:
I - Teoria
II - Análise pessoal

2 - A duração mínima da formação é de 1 (um) ano.

GRADE CURRICULAR
1 ACONSELHAMENTODE DEPENDENTES QUIMICOS
2 ACONSELHAMENTO DEIDOSOS
3 ACONSELHAMENTO DE PACIENTES TERMINAIS
4 INTEGRAÇÃO DE FREUD, LACAN E JUNG
5 INTERPRETAÇÃO DE SONHOS I
6 INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS II
7 INTRODUÇÃO À PSIQUIATRIA
8 INTRODUÇÃO A TERAPIA FREUDIANA
9 INTRODUÇÃO DA TERAPIA FREUDIANA
10 NEUROSES E PSICOSES
11 PSICANÁLISE E RELIGIÃO
12 PSICANÁLISE EXISTENCIAL
13 PSICANÁLISE INTUITIVA
14 PSICANALISE QUANTICA
15 SEXOLOGIA
16 TEORIA DA PERSONALIDADE
17 TEORIA DOACONSELHAMENTO
18 TEORIA E CLÍNICA DE MELAINE KLEIN
19 TEORIA E CLÍNICA DE SIGMUND FREUD
20 TEORIA PSICANALÍTICA
21 TERAPIA JUNGUIANA
22 TERAPIA LACANIANA
23 TOXICOLOGIA

I - TEORIA

Compreendem estudo da obra de Freud, das contribuições de seus principais colaboradores e dos trabalhos de atualização sobre teoria e técnica analíticas. Seu objetivo é proporcionar aos candidatos conhecimentos que lhes permitam lidar, praticamente com os casos clínicos. Além do estudo dos livros de Sigmund Freud o alunos estudará também obras de outros autores tais como: Alfred Adler, Carl Jung, Lacan, Melanie Klein, J. B.Pontalis, Wilfred Bion, Donald Winnicott, Jean Laplanche dentre outros.

II - ANÁLISE PESSOAL

A análise pessoal visa propiciar experiência básica de contato com o inconsciente e com processo de lidar com as angústias impedidoras do desenvolvimento emocional. Deve ser conduzida de modo a permitir a retomada do desenvolvimento emocional estacionado em alguma área ou áreas da mente. A finalidade essencial de tal análise pessoal é atingir alto grau de estabilidade de caráter e de maturidade emocional.
RECONHECIMENTO DA PROFISSÃO

Os psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho - Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional. O Psicanalista é um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, clínicas e até hospitais, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses.

PUBLICO ALVO

Pessoas que atuam na área de ciências humanas (medicina, psicologia, psiquiatria, enfermagem, filosofia, direito, teologia, educação, pedagogia, letras, etc) e áreas afins; capelães, conferencistas, líderes; profissionais interessados no trabalho clínico em Psicanálise: psicólogos e psiquiatras, médicos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros que trabalham nos diversos serviços de Saúde: hospitais, núcleos de atenção psicossocial, centros de saúde, projetos judiciários, empresas, escolas, serviços de urgência e outros.

CAMPO DE ATUAÇÃO

Segundo o CB0 nº 2525-50 do Ministério do Trabalho e Emprego, no final do Curso de Formação em Psicanálise você estará preparado para atuar nas seguintes áreas:

AVALIAR COMPORTAMENTOS INDIVIDUAL, GRUPAL E INSTITUCIONAL.


Triar casos, entrevistar pessoas, levantar dados pertinentes, observar pessoas e situações, escutar pessoas ativamente. Investigar pessoas, situações e problemas, escolher o instrumento de avaliação, aplicar instrumento de avaliação, sistematizar informações, elaborar diagnósticos, elaborar pareceres, laudos e perícias, responder a quesitos técnicos judiciais, devolver resultados (devolutiva).


ANALISAR, TRATAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES

Propiciar espaço para acolhimento de vivencias emocionais (setting), oferecer suporte emocional, tornar consciente e inconsciente, propiciar a criação de vínculos paciente-terapeuta, interpretar conflitos e questões, elucidar conflitos e questões, promover a integração psíquica, promover o desenvolvimento das relações interpessoais, promover desenvolvimento da percepção interna, mediar grupos, família e instituições para solução de conflitos, dar aula.


ORIENTAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES


Propor alternativas para solução de problemas, informar sobre o desenvolvimento do psiquismo humano, aconselhar pessoas, grupos e famílias, orientar grupos profissionais, orientar grupos específicos (pais, adolescentes, etc., assessorar instituições.


ACOMPANHAR INDIVIDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES


Acompanhar impactos em intervenções, acompanhar o desenvolvimento e a evolução do caso, acompanhar o desenvolvimento de profissionais sem formação e especialização, acompanhar resultados de projetos, participar de audiências.


Seta  Arquivo

Acessar arquivo do faqBR Lista de FAQs criados, ordenados pela data da última atualização.

Seta  Área do usuário

Gerencie seu FAQ Crie um FAQ agora

Seta  Redes sociais

Compartilhar

 

Enviar

  • Enviar via e-mail
Política de privacidade  -  FaqBr  -  Desde 2012